quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Trovas de Fernando Teófilo

Mulher que fuma parece,
tal cheiro que a pele tem,
para quem não a conhece,
ser um foguista de trem...

Meu amor, minha querida,
dou-te esta prenda singela,
só não te dou minha vida,
porque gosto muito dela...

Maomé, Buda, Jesus...
E o obtuso persiste
buscando uma falsa luz,
num raio que não existe...

Nesta vida, eu só queria
duas coisas, de verdade:
viver...  com sabedoria,
morrer...  com dignidade...

Ninguém vive mais feliz
do que o imbecil, de nascença:
jamais entende o que diz,
e tudo o que diz...  não pensa...

Não mandes carta, querida,
que a beleza que ela trás,
só multiplica a saudade
do amor que não volta mais...

No céu, no mar, ou na estrada,
não há ternura maior,
do que quando minha amada
diz um verso meu de cor...

Na gaiola, o passarinho
canta tanto, e ninguém diz
que, solto, voltava ao ninho,
e seria mais feliz...

Não sei se a saudade mata,
mas sei que, o peito, corrói,
se um tempo tão bom retrata,
então, por que, tanto, dói?...

Não queiras, meiga criança,
amar-me...  é tempo perdido,
que os pêlos que tens na trança,
tenho em tempo percorrido...

No meu semblante engelhado,
cada ruga é uma avenida,
onde os sonhos do passado
guardaram o melhor da vida...

Na vida, nada é eterno,
nem alegrias, nem ais,
até no sonho superno
o sempre - é tempo demais...

Numa noite mal dormida,
você pode aproveitar
para repassar a vida,
e ver se aprende a jogar...

Não hei de chorar...  espero...
Se a vida deixar-me a esmo,
que a coisa que jamais quero
é ter pena de mim mesmo...

O homem pensa no amor
como um lindo sentimento,
a mulher, com despudor,
como um belo investimento...

O bom tempero do amor
que tantos vivem buscando,
é o beijo, o carinho, a flor,
e briga... de vez em quando...

O grito de independência
foi deslavada ilusão,
buscando na consciência,
só trocamos de patrão...

O adeus é como um dragão
com cabeças dos dois lados,
que deixa, ao fim da paixão,
dois corações machucados...

O amor traz pouca união
aos habitantes da Terra...
O que une qualquer nação,
mais do que o amor...  é a guerra...

O ouro que se acumula
em ímpios templos sem nome,
poderia ser a cura
dos que padecem de fome...

Minha vida é uma novela,
contém conflitante trama:
eu finjo que gosto dela,
ela finge que me ama...

Pequeno defeito, apenas,
nas mulheres posso achar:
falta, junto ao par de antenas,
um botão pra desligar...

Pelas janelas da mente,
desfilam paixões fatais:
esperanças vão à frente,
e os sonhos...  morrendo atrás...

Partida pode ser jogo,
ou qualquer coisa quebrada,
mas transforma o peito em fogo,
quando é viagem forçada...

Proíbem soltar balão,
mas quando sobem e os fito,
tiro-lhes toda a razão.
Como balão é bonito!...

Para conquistar mulheres,
dize tudo sem sentir...
Não importa o que disseres,
convences mais se mentir...

Quem, pela guerra, se ufana,
é de mente muito pobre,
fruto da maldade humana,
guerra...  nada tem de nobre...

Quem inventou a gravata
era "bicha" convencida,
tinha ânsias de ser "gata",
ou instinto suicida...

Quem não consegue lembrar
loucuras da mocidade,
ou viveu a vegetar,
ou morreu em tenra idade...

Quando se descobre o véu
do falso credo hodierno:
o Rei - fugiu para o céu,
e o Príncipe está no inferno...

Quem não leva, na partilha,
para si, a melhor parte,
ou não leu bem a cartilha,
ou nada entende de arte...

Quando a jornada termina,
digo sem hesitação
que além da terra por cima,
o resto é especulação...

Quão mais velho eu estiver,
minha infância não tem fim...
Tem sempre alguma mulher
tomando conta de mim...

Sou trovador das alcovas
e, como bom trovador,
dentre beijos, faço trovas,
dentre trovas, faço amor...

Se a minha Esperança dorme
e o Sonho me vai fugindo,
vem outra Esperança enorme,
e acorda a que está dormindo...

Sou pequeno trovador
que veio lá do sertão,
fazendo trovas de amor
com lascas do coração...

Se implantassem no Planalto
as Normas de Talião,
ver-se-ia lá no alto
muito larápio sem mão...

Tive amores tão iguais,
que os pondo numa balança,
a diferença que faz
é o volume da aliança...

Ter um casebre na praia,
um amor e uma jangada,
olhando o sol que desmaia,
é tudo...  e parece nada...

Tenho saudade de tudo
de bom que, em vida, passei...
Sinto mais falta, contudo,
do beijo que, jamais, dei...

Velhice não é defeito...
É só um jeito chinfrim
de o Tempo dizer ao peito
que as férias estão no fim...

Velhice não é tristeza,
é o riso com muitos anos,
é o descansar da Beleza
nas rugas dos desenganos...

Zeus, ou Buda, ou qualquer deus
são só invenções de mentes
de patuscos fariseus
que vivem sonhos dementes...

Se me foi legado o dom
de amenizar teu fracasso,
não o faço por ser Maçom,
mas sou Maçom, porque faço...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.